quinta-feira, 27 de junho de 2013

Aula - Mato Grosso do Sul - Parte 1

E. E. Antonio Pinto Pereira - 7º Ano E. F. - Geografia
Prof. Lino Maragno

Mato Grosso do Sul - Parte 1


Área: 357.145,83 km2. (um pouco maior que a Alemanha);  Municípios mais populosos: Campo Grande (786.797), Dourados (196.035), Corumbá (103.703), Três Lagoas (101.791), Ponta Porã (77.872), Naviraí (46.424), Aquidauana (45.614), Nova Andradina (45.585), Paranaíba (40.192) e Coxim (32.159) - 2010. Possui, ainda, 78 municípios, 165 distritos, quatro mesorregiões geográficas e onze microrregiões geográficas.

POPULAÇÃO – 2.449.024 (2010). Densidade: 6,85 hab./km2 (2010). Cresc. demogr.: 1,7% ao ano (1991-2006). Pop. urbana.: 85,4% (2004). Domicílios: 680.016 (2006); carência habitacional: 93.862 (2006). Acesso à água: 82,0% (2005); acesso à rede de esgoto: 15,7% (2005). IDH: 0,802 (2008). Expec. Vida: 73,5 anos; Mort. Inf. 1,69%; Analf. 8,7%.

O estado de Mato Grosso do Sul está localizado no sul da região Centro-Oeste do Brasil e tem como limites Goiás ao nordeste, Minas Gerais ao leste, Mato Grosso ao norte, Paraná ao sul, São Paulo ao sudeste, Paraguai ao oeste e sul e a Bolívia ao noroeste.
 
A população de Mato Grosso do Sul tem crescido a altos níveis desde a década de 1870, quando o estado passou a ser efetivamente povoado. Entre a década de 1940 e o ano de 2008, a população aumentou quase dez vezes, ao passo em que a população do Brasil, no mesmo período, aumentou pouco mais que quatro vezes. Isso, no entanto, não se dá devido a uma alta taxa de natalidade no estado, mas à grande quantidade de migrantes de outros estados ou imigrantes em Mato Grosso do Sul com apoio das políticas públicas desenvolvidas para a ocupação da porção oeste do território brasileiro, a chamada Marcha Para o Oeste.

Segundo o IBGE, no ano de 2005, 30,2% da população residente no estado não era natural daquela unidade da federação, ao passo em que a taxa de fecundidade no estado no ano 2000 era a décima menor do Brasil, com 2,4 filhos por mulher.

As migrações de contingentes oriundos dos estados de Minas GeraisRio Grande do SulParaná e São Paulo e imigrações de países como AlemanhaEspanhaItáliaJapãoParaguaiPortugalSíria e Líbano foram fundamentais para o povoamento de Mato Grosso do Sul e marcaram a fisionomia da região.

O estado é, ainda, o segundo do Brasil em número de habitantes ameríndios, de várias etnias, entre elas Atikum, Guarany [Kaiwá e Nhandéwa], Guató, Kadiwéu, Kamba, Kinikinawa, Ofaié, Terena, Xiquitano (Fundação Nacional do Índio, 2008).

O grande número de descendentes de ameríndios e de imigrantes paraguaios, que, em sua maioria, têm, como ancestrais, os índios guaranis, são dois fatores que contribuem para a alta porcentagem dos chamados "pardos" na população do estado de Mato Grosso do Sul. Já a ascendência afro-brasileira desse grupo étnico não é tão numerosa quanto a indígena. A população indígena do estado totalizava, em 2008, 53 900 pessoas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Mato Grosso do Sul está entre as unidades da federação que apresentam as maiores taxas de urbanização do país, com 85,4%. A população urbana do estado, a partir dos anos 1980, apresenta um acentuado crescimento.

Apesar das atividades rurais exercerem forte influência, o crescimento urbano cresce em harmonia com a agropecuária, que é proporcionalmente muito forte, pois se modernizou nos últimos anos e favoreceu a migração do campo para as cidades. Os domicílios compostos por quatro pessoas constituem o maior número de domicílios no estado.

Aula - O Hino e imagens de Jardim

E. E. Antonio Pinto Pereira - 4º Ano - História
Prof.ª Anna Karla Batista de Oliveira

O hino e imagens de Jardim

Lírio Azul tu és belo é um primor
Teu perfume nos acolhe em harmonia
Do arrebol ao pôr do sol tuas manhãs
Tem o largor na própria simpatia

Teu lume, tua arte é tua próle
Tuas flores é tua gente a amar
O teu pólen ao explendor rutila
És beleza pura a farfalhar

Vamos pois tuas pétalas plasmar
Com firmeza e amor ao trabalho
Os teus filhos é a esperança do porvir
Tu és Jardim sempre a florir

Salve! Os heróis da Laguna
Que aqui repousam cheio de graças
Glória! Aos irmãos Lopes de grande memória
e aos fundadores imortais de tua história

Oh! Seiva em evolução
A natureza com dedicação
Esculpiu nas paredes do Buraco das Araras
O heroísmo em teu misterioso tom

Ah! Cruzada do progresso
És o facho de luz do meu Brasil
Vê-mo-la assim de tez ao sol
Colorindo o teu perfil

Que floreça! Jardim...
Eis o grito ecoando vitória
És uma estrela do Mato Grosso do Sul
Brilhando na Bandeira, reluzindo ao céu azul.

Ouça o Hino de Jardim, clicando no link da música abaixo, e após veja um vídeo com imagens da cidade.

terça-feira, 25 de junho de 2013

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Aula - Avaliação do Desempenho Humano

E. E. Antonio Pinto Pereira - Avaliação do Desempenho Humano - Técnico em RH
Prof.ª Tássia Herter

Avaliação do Desempenho Humano


Apostila disponibilizada pela professora para os alunos do Módulo 2 - Turma 1 do RH. Clique no link abaixo para ver a apostila.

Aula - Ética Profissional

E. E. Antonio Pinto Pereira - Ética Profissional - Técnico em RH
Prof.ª Tássia Herter

Ética Profissional


Clique no link abaixo e veja a apostila para alunos do RH:


quinta-feira, 20 de junho de 2013

Aula - Seasons of the years

E. E. Antonio Pinto Pereira - 6º Ano E. F. - Inglês
Prof.ª Fabiana Ayala

Seasons of the years

Hidrografia de Mato Grosso do Sul

E. E. Antonio Pinto Pereira - 5º Ano E. F. - Geografia
Prof.ª Lucimar Ratier e Maria Pleutim

Hidrografia de Mato Grosso do Sul

Hidrograficamente, todo o Pantanal faz parte da bacia do rio Paraguai, com 1400 Km de extensão em território brasileiro, esse rio e seus afluentes: São Lourenço (670 Km), Cuiabá (650 Km), ao norte; Miranda (490 Km), Taquari (480 Km), Coxim (280 Km), Aquidauana (565 Km), ao sul, assim como rios menores extensões - Nabileque, Apa e Negro, formam a trama hidrográfica de todo complexo pantaneiro (são cerca de 175 rios que forma a bacia do rio Paraguai).
As bacias hidrográficas de Mato Grosso do Sul são a do rio Paraná e do rio Paraguai, sendo:
- Bacia do rio Paraná os rios: Iguatemi, Amambai, Ivinhema, Pardo, Verde, Sucuriú, Quitéria, Santana, Aporé;
- Bacia do rio Paraguai os rios: Correntes, Taquari, Miranda, Negro, Nabileque e Apa.
Veja no mapa abaixo (clique para ver em tamanho maior):




terça-feira, 18 de junho de 2013

Aula - Serviços Públicos

E. E. Antonio Pinto Pereira - 3º E. F. - Geografia
Prof.ª Cristhyanne Teixeira Áspet

Serviços Públicos


terça-feira, 11 de junho de 2013

Aula - Metodologias

E. E. Antonio Pinto Pereira - 1º Ano E. M. - Biologia
Prof.ª Ana Paula Ferreira Leal

Metodologias

Antes de realizar o experimento, leia com atenção todo o procedimento e as palavras já estudadas.
MATERIAIS E METODOS
O experimento deverá ser realizado pelo grupo inteiro, pois no dia da entrega serão realizadas perguntas para os integrantes.
Primeiramente separe os materiais que irão precisar.
v  4 ovos de codorna;
v  3 ou 4 Recipientes de vidro ou plástico transparente e copos de vidro;
v  Açúcar;
v  Água filtrada;
v  Vinagre branco (de vinho ou de arroz);
v  Etiquetas para identificação dos recipientes;
v  Caderno e lápis para anotações;
1.      Colocar os ovos de codorna em recipientes com vinagre (ácido acético) para desprender a casca (coloar até cobrir o ovo). Cada recipiente com apenas um ovo. Analisar e anotar o que acontece durante 24 horas. Se necessário trocar a solução vinagre (repare nas bolhas que aparecem assim que a casca vai se desprendendo).
2.      Após retirar totalmente a casca dos ovos, retirá-los com muito cuidado para não romper a membrana, e lavar em água corrente. Esses ovos serão colocados em 2 diferentes soluções (prepará-las antes).
3.      1° Solução: Em um recipiente ou copo de vidro colocar água filtrada (até um pouco mais que a metade do recipiente) e adicionar o máximo açúcar até que a solução fique bem saturada de soluto ( 5 ou 6 colheres ).
4.      2º Solução: Colocar o ovo de codorna somente na água filtrada.
5.      Deixar um ovo sem casca e sem solução para comparar com os ovos mergulhados em diferentes soluções. Coloque-o em um recipiente vazio.
6.      Todo o experimento, nas 2 soluções, devem ser observados por pelo menos um dia. Não deixe de fazer o experimento do jeito que segue a metodologia, caso contrário seu trabalho não apresentará os devidos resultados.
Anote tudo que está ocorrendo em seu experimento, pois será seu resultado.

BOA SORTE E BOM TRABALHO!!!

LEMBRETE: O trabalho deverá conter introdução falando sobre membrana plasmática e os transportes de íons ou moléculas. Metodologia (escrita por vocês), resultados explicando o que vocês analisaram durante o trabalho e o porquê aconteceu o observado (exlique). Conclusão do trabalho.
Não cometa o plágio, isto é crime. Plágio é a cópia idêntica do trabalho ou ideias alheia.

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Aula - Inconfidência Mineira

E. E. Antonio Pinto Pereira - 5º Ano E. F. - História
Prof.ª Maria Pleutim

Inconfidência Mineira


A Inconfidência Mineira ou ainda Conjuração Mineira, foi uma tentativa de revolta abortada pelo governo em 1789, em pleno início do ouro, na então capitania de Minas Gerais. Entre outros motivos, a execução da derrama e o domínio português.
Foi um dos mais importantes movimentos sociais da história brasileira. Significou a luta do povo brasileira pela liberdade, contra a opressão do governo português no período colonial.
No final do século XVIII, o Brasil era colônia de Portugal e sofria com os abusos políticos e com a cobrança de altas taxas e impostos. Além disso, a metrópole havia decretado uma série de leis que prejudicavam o desenvolvimento industrial e comercial do Brasil. No ano de 1785, Portugal decretou uma lei que proibia o funcionamento de indústrias fabris em território brasileiro, forçando ainda mais a dependência da colônia pela metrópole.
Essa conspiração de uma pequena elite de Vila Rica, atual cidade de Ouro Preto, teve como principais participantes intelectuais, religiosos, militares e fazendeiros, e dentre eles o alferes Joaquim José da Silva Xavier, o principal líder do movimento.
O principal ponto desse movimento foi que além dos altos impostos e taxas cobradas e também do quinto, como o próprio nome já indica, correspondia à cobrança de 20% (1/5) sobre a quantidade de ouro extraído anualmente. Quando o quinto não era pago, os valores atrasados iam se acumulando. Então, a metrópole podia lançar mão da "derrama" para cobrar esses impostos, utilizando-se até mesmo do confisco dos bens dos devedores.
Todos os líderes da Inconfidência estavam endividados como o real Erário Portugês, motivo pelo qual, segundo especialistas, teriam sido motivados a se envolver na revolta contra a metrópole. Emblemático, foi o fato da eclosão do movimento ter sido agendada justamente para o dia emq ue se esperava que o governador da capitania de Minas Gerais, visconde de Barbacena, ordenasse a cobrança da derrama. Esperavam, com isso, ganhar o apoio da população à sua luta anticolonialista.
O grupo liderado então por Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, era formado pelos poetas Tomas Antonio Gonzaga e Cláudio Manuel da Costa, o dono de mina Inácio de Alvarenga, o padre Rolim, entre outros representantes da elite mineira.
A Inconfidência Mineira transformou-se em um símbolo máximo de resistência para os minerios, a exemplo da Guerra dos Farrapos para os gaúchos, e da Revolução Constitucionalista de 1932 para os paulistas. A Bandeira idealizada pelos inconfidentes foi adotada pelo estado de Minas Gerais.
Veja algumas curiosidades sobre o fato:
- Na primeira noite em que a cabeça de Tiradentes foi exposta em Vila Rica, foi furtada, sendo o seu paradeiro desconhecido até aos nosso dias;
- Tratando-se de uma condenação por inconfidência (traição à Coroa), os sinos das igrejas não poderiam tocar quando da execução. Afirma a lenda que, mesmo assim, no momento do enforcamento, o sino da igreja local soou cinco badaladas.
- A cada de Tiradentes foi arrasada, o seu local foi salgado para que mais nada ali nascesse, e as autoridades declararam infames todos os seus descendentes.
- Tiradentes jamais teve barba e cabelos grandes. Como alferes, o máximo permitido pelo Exército Português seria um discreto bigode. Durante o tempo que passou na prisão, Tiradentes, assim como todos os presos, tinha periodicamente os cabelos e barbas aparados, para evitar a proliferação de piolhos, e, durante a execução estava careca com a barba feita, pois o cabelo e a barba poderiam interferir na ação da corda.
Sohistoria.com.br
Educaçãouol.com.br
Visite abaixo no link o site oficial da cidade de Tiradentes.

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Aula - Plano Diretor de Jardim MS

E. E. Antonio Pinto Pereira - 2º Ano E. M. - Geografia
Prof.ª Marilete Osmari

Plano Diretor de Jardim MS

Confira o Plano diretor completo do município de Jardim MS nesse arquivo do Word.
O plano diretor do município de Jardim possui 177 páginas e foi disponibilizado pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal.