quinta-feira, 25 de abril de 2013

Aula - Estrutura do ouvido

E. E. Antonio Pinto Pereira - 2º Ano E. M. - Física
Prof. Thiago Borges

Estrutura do ouvido

O Espectro Sonoro é o conjunto de frequências de vibração que podem ser produzidas pelas diversas fontes sonoras.


FQ8 - Sustentabilidade na TERRA - Edições ASA


Designam-se por sons audíveis aqueles que o Ser Humano é capaz de ouvir. Com base na análise da figura pode-se concluir que o ser humano apenas consegue captar vibrações com frequências compreendidas entre os 20 Hz e os 20.000 Hz.
- Os sons de 20 Hz são os mais graves que os nossos ouvidos captam;
- Os sons de 20.000 Hz são os mais agudos que os nossos ouvidos captam.

Infra-sons
Designam-se por Infra-sons todos os sons com frequência inferior a 20 Hz. Estes sons não são captados pelo ouvido humano, embora possam ser captados por outros animais. Estes Infra-sons são de grande utilidade na previsão de um sismo ou erupção vulcânica. Os movimentos da crosta terrestre produzem sons de frequência demasiado baixa para que o ser humano os consiga ouvir. Esses sons são registrados pelos sismógrafos e podem alertar para a ocorrência de um sismo ou erupção vulcânica.

Ultra-sons
Designam-se por Ultra-sons todos os sons com frequência superior a 20.000 Hz. Estes sons não são captados pelo ouvido humano, embora possam ser captados por outros animais. Os ultra-sons são de grande utilidade por exemplo na medicina, onde são utilizados para a realização de ecografias. Também são utilizados com sucesso na pesca para identificar cardumes de peixes.
AulasFísicaQuímica.com

Nenhum comentário: